amor e ciúmes

Gostou? Dê sua nota
amor e ciúmes – combinação explosiva! Abaixo, algumas frases sobre o amor e o ciúme – note que a maioria das frases são de homens, mas sabemos que há um certo empate técnico, porque as meninas também são ciumentas. Certo, mesmo, era poder viver sem esse sentimento, sendo livre de obsessões e, com isso, poder curtir seu amor numa boa, sem aquela sensação de traição iminente, sem medo de perder, enfim…. seria muito melhor.
amor e ciúmes
amor e ciúmes

Se quem ama adivinhasse o mal que o ciúme faz, não daria falso um passo, nem pra frente e nem pra trás. (provérbio brasileiro)

Erram tanto o que suspeita demais quanto o que demais confia. (Diderot)

O ciúme é o meio-termo entre o amor e o ódio. (Commerson)

No banquete do amor, o ciúme é o saleiro, que ao querer verdadeiro empresta vivo sabor. Advirta-se porém ser erro temperar em demasia. O ciúme, por ser só sal um retrato, se posto demais no prato, não tempera, antes maltrata. (Tirso de Molina)

O ciúme traduz o sentimento de propriedade, ao passo que a inveja mostra o instinto de roubo.
Nenhum amor feneceu em razão do ciúme, pois ele e que faz é juntar um fogo a outro fogo. (Fernandes de Leon)

O ciúme manifestado pelo homem quase sempre é infundado e sempre inflama a mulher; o ciúme mostrado pela mulher quase sempre é procedente e jamais inflama o homem. (Severo Catalina)

O orgulho tem esquisitices como qualquer outra paixão. Temos vergonha de confessar que sentimos ciúmes mas nos vangloriamos de havermos tido e de sermos capazes de tê-lo. (La Rochefoucauld)

Que vida de inferno é a vida do ciumento! Antes não amar do que amar desse modo. (Mantegazza).

Ciúmes é medo disfarçado em amor.

Para que um bom relacionamento continuar e seja agradável, é preciso não apenas suspeitar prudentemente como ocultar discretamente a suspeita. ( Stendhal)

As grandes paixões, aquelas que chegam de repente, sempre trazem consigo as suspeitas. (Cervantes)

Deuses imortais! Rogo por mim e por ninguém mais. Que jamais cresça em meu peito um coração que confie num juramento ou numa afeição. (Shakespeare)

É o ciúme turbador da tranquila paz amorosa! Ele é punhal que mata a mais firme das esperanças! (Cervantes)

Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades. (Cervantes)

Essa enfermidade a que os amantes chamam de ciúme e a que melhor chamariam desespero raivoso tem por componentes a inveja e o menosprezo. Quando tal enfermidade domina a alma enamorada, não existe ponderação que a sossegue nem remédio que a possa curar. (Cervantes)

Um acesso de ciúme pode levar um homem a cometer ações tão indignas, que, uma vez passada a vertigem da suspeita, ele se encontre grandemente envergonhado. (Massillon)

Nenhum estado de ânimo desgoverna tanto o viver do homem quanto o ciúme, posto ser ele flecha envenenada que se crava, simultaneamente, no coração do amante e no orgulho do homem. (Massillon)

De todas as enfermidades que acometem o espírito, o ciúme é aquela a qual tudo serve de alimento e nada serve de remédio. (Montaigne)

Aumentam sempre aquelas suspeitas que levam ao ciúme; e uma vez averiguadas as suspeitas, sempre diminui o amor que as motivou. (Lope de Veja)

O ciúme, o receio de deixar, o medo de ser deixado são as dores inseparáveis do declínio do amor. (La Rochefoucauld)

Não pode florescer ternura onde vicejar ciúme. (Antonio de Castillá)

O ciúme é odioso quando proveniente de alguém que nos desagrada, mas pode até ser agradável quando demonstra as inquietudes de um enamorado que nos cativou e que assim mostra seu apreço. Quanto mais zelo patentear, mais amor nos merece. (Molière)

O que torna tão aguda a dor provocada pelo ciúme é que a vaidade não pode ajudar a suportá-lo. (Stendhal)

O ciúme jamais está isento de uma ponta de inveja; freqüentemente essas duas paixões estão confundidas. (La Bruyère)

O ciúme da mulher ordinariamente nasce do despeito, enquanto o do homem é filho do egoísmo. (Severo Catalina)

O ciumento acaba sempre encontrando mais do que procura. (Mme. Scudéry)

O ciúme é mistura explosiva de amor, ódio, avareza e orgulho. (Alfonso Karr)

Da raivosa paixão que resulta do ciúme, só os ciumentos podem falar adequadamente. E será que mesmo os que a padecem são capazes de explicá-la? Como a devem rotular: loucura furiosa?
Inferno confuso? Verdugo do coração? (Quevedo)

O ciumento que se encoleriza ante a suspeita de não ser amado é um tirano. Se te arriscas a vir a ser um mau em razão de um prazer, renuncia a esse prazer; se te arriscas a ser um tirano em razão de um amor, renuncia a esse amor. (Silvio Pellico)

O amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o túmulo. (Salomão)

O ciumento sempre espiona, sempre duvida, sempre sofre; indaga do passado, do presente, do futuro; nas carícias busca a mentira; no beijo procura a indiferença; no amor teme a hipocrisia. (Mantegazza)

O que deve ser lembrado é que quando amamos alguém, de maneira nenhuma podemos ter a ilusão de que esse amor é exclusivo e eterno. E, em hipótese alguma achar-se dono de alguém, afinal amar é repartir, partilhar, doar, receber, trocar.

Abraços

Tudo sobre o namoro: manual para garotas, sexualidade, traição, infidelidade, amor, romance, paixão, dicas, testes, pesquisas, sexualidade, verdades e mentiras, sexo, inveja, vídeos

Deixe sua opinião aqui! Comentários com links não serão aprovados, sorry!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: