Conseguir dormir bem? – Quiz do Sono

Gostou? Dê sua nota


Quer ter uma boa noite de sono? QI do sono

Parece que não consigo ter tempo suficiente de recuperação depois de uma noite de sono?
Se ao se deitar você fica se virando a noite toda, já tendo passado seu dia na base da agitação e correria, você pode estar sabotando o seu sono sem saber. Teste o seu QI sono e descubra os segredos dos especialistas para dormir bem, não precisando contar milhares de carneirinhos para isso.

Verdadeiro ou Falso:

A privação de sono pode fazer você ficar obesa.

Resposta: Verdadeiro. A privação crônica do sono afeta a maneira como o nosso processo de anticorpos e o armazenamento de carboidratos, e ainda altera os níveis de hormônios que afetam nosso apetite: a leptina (hormônio que regula o apetite), e níveis mais altos de grelina (um hormônio que o estômago produz e que “diz a seu cérebro” quando você está com fome).

Qual destes alimentos podem sabotar o seu sono?

A. Chocolate
B. Bacon
C. Pizza
D. Lasanha

Resposta: A, B, C e D. Sabemos, é cruel, mas todos os deleites saborosos podem causar-lhe abalos e atrapalhar toda sua noite de sono. Bebidas e comidas ácidas e picantes podem causar refluxo, azia e outros sintomas que interrompem o sono: o café contém cafeína, o presunto, o bacon, as salsichas e embutidos, em geral, mais as carnes defumadas, contém altos níveis do aminoácido tiramina, que acionam no cérebro a liberação de noradrenalina, que é um estimulante cerebral. Sua melhor aposta? Coma alimentos leves (se você está comendo antes de dormir), esqueça o chocolate, e nem pense naquele sanduíche de presunto!

Verdadeiro ou Falso:

Você pode compensar uma noite de sono ruim, por uma soneca, esticando seu sono até mais tarde na parte da manhã.

Resposta: Falso. A tentativa de compensar uma noite de sono perturbado por ficar na cama mais tempo na parte da manhã irá interromper o ciclo de sono. Levante-se no tempo certo, mesmo se você não se sentir bastante descansada, ainda assim, terá uma chance muito melhor de adormecer facilmente ao final de seu dia, ao invés de ficar rolando de um lado para o outro, tentando dormir novamente.

Uma refeição pesada antes de dormir:

A. Ajuda a adormecer mais rapidamente.
B. Te deixa lento pela manhã.
C. Interfere com o seu sono à noite.
D. Não tem nenhum efeito sobre a forma como você dorme.

Resposta: B e C. Uma refeição pesada, perto da hora de dormir irá interferir com o seu descanso e deixá-la lenta pela manhã. É melhor comer uma refeição leve ou um lanche, como frutas, à noite, especialmente se você for jantar tarde. Você vai dormir mais profundamente se você tiver acabado de digerir o alimento antes de ir para a cama.

Quanto tempo leva para o café para ser eliminado de seu organismo, para uma soneca sem cafeína?

A. Menos de quatro horas
B. 6 horas
C. 8 horas
D. Mais de 12 horas

Resposta: D. Mais de 12 horas. O café tem meia-vida de 4-6 horas, o que significa que é preciso tanto tempo para metade do café ser digerido, e outro período de 5 a 6 horas para a outra metade ser eliminada do seu corpo. Por isso, vai levar até 12-14 horas para o café que você bebeu ser eliminado de seu organismo. Não admira que você ainda está conectada à meia-noite, quando você tem uma tarde de “cafezinhos” no escritório ou em casa!

Verdadeiro ou Falso:

O álcool ajuda a adormecer mais rapidamente.

Resposta: Verdadeiro. Você provavelmente não precisa de ninguém para lhe dizer que a bebida pode deixá-la sonolento. Mas, sim, há um mais!, É um sono inquieto e muito leve … assim você não vai se sentir descansada pela manhã. Por acaso você tem uma importante reunião na manhã seguinte, ou ainda acordar cedo para ir à escola ou levar seus filhos lá? Dispense o vinho com o jantar, e você (seus filhos e seu patrão, também!) irão agradecer essas dicas pela manhã.

Verdadeiro ou Falso:

Não há coisa pior do que sempre estar sentindo vontade intensa de dormir.

Resposta: Verdadeiro. Estudos recentes têm indicado que noites mal dormidas estão na raiz de muitos problemas médicos graves, incluindo doenças cardíacas e diabetes, podendo mesmo levar a uma expectativa de vida encurtada.Ter como meta dormir entre sete a nove horas por noite. Eu faço isso, mas ainda me sinto esgotada? Verifique com seu médico: você pode ter uma condição médica conhecida como hipersonia.

Diana Vilibert é escritora de estilo de vida independente, namoro e vida sexual. Vive em Nova Yorque.

Texto Adaptado (e readaptado pela nossa redação) de “Como dormir bem esta noite“, por Barbara L. Heller (Storey Books, 2001).

O sono é a função fisiológica que ajuda a alimentar a nossa mente, corpo e alma, e essencial para a boa saúde e um espírito mais otimista. Dormir melhor lhe dá mais energia, melhora o seu humor, torna as pessoas menos propensas a acidentes e menos irritadas, além de aumentar suas expectativas de vida útil.

A privação do sono pode acarretar várias e sérias consequências num ser humano.” A falta de sono reduz a produtividade, a eficácia, a concentração, as tomadas de decisão, além de diminuir as habilidades das pessoas e suas imunidades fisiológicas.

Você está dormindo o suficiente para ter uma mente melhor, o corpo e o seu estado geral de bem-estar? Faça este teste simples e descubra:

Quantas dessas afirmações são verdadeiras para você?

1. Eu preciso da ajuda de um despertador para me acordar.

2. Muitas vezes me sinto cansada e com a “cabeça voando”.

3. Muitas vezes eu cochilo enquanto assisto TV ou quando estou lendo, sentada.

4. Às vezes eu adormeço em lugares públicos, como ônibus, cinemas ou salas de aula.

5. Eu às vezes me sinto sonolento em um carro, quer como motorista ou como passageiro.

6. Fadiga, por vezes, interfere com minhas atividades diárias.

Se você respondeu “Verdadeiro” a qualquer destas perguntas, você precisa ter uma melhor qualidade de sono. Nós recomendamos “Como dormir bem esta noite” para que você tenha algumas dicas valiosas para conseguir dormir mais e administrar bem sua casa, ou ainda conseguir empregos melhores.

traduzido do inglês e readaptado por nossa redação
Tudo sobre o namoro: manual para garotas, sexualidade, traição, infidelidade, amor, romance, paixão, dicas, testes, pesquisas, sexualidade, verdades e mentiras, sexo, inveja, vídeos

Deixe sua opinião aqui! Comentários com links não serão aprovados, sorry!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: