Pular para o conteúdo

Orgasmo Feminino: para entender melhor


O orgasmo feminino tem que ser melhor compreendido tanto pelas mulheres, para que essas não fiquem demasiadamente preocupadas em obtê-los, como aos homens, ansiosos por perceber sinais claros que conseguiram satisfazer plenamente suas companheiras. Há muitas formas extremamente sutis com as quais pode-se valorizar esse momento de prazer. Abaixo um artigo que destaco às leitoras e leitores do Namoro na Boa.

Existe, por vezes, a idéia errônea de que a satisfação das relações sexuais se liga invariavelmente à obrigatoriedade da ocorrência do orgasmo feminino. Este pressuposto esbarra de forma clara no desconhecimento da função sexual humana, principalmente a feminina.

As relações sexuais têm sempre uma componente fisiológica que, tal como as outras funções (cardíaca, hepática, pulmonar, etc) pode não funcionar na sua plenitude, não significando, contudo, que exista qualquer tipo de problemática associado. Para além desta vertente meramente fisiológica, as relações sexuais são, ainda, influenciadas decisivamente pela componente psicológica de cada indivíduo, está sim, desempenhando um papel preponderante na capacidade e disponibilidade de cada um em reagir sexualmente, contando-se inúmeras nuances ao nível da resposta sexual, no seio dos parâmetros considerados ajustados e comuns à maior parte dos sujeitos.

Temos então, dois fatores extremamente importantes que influenciam a resposta sexual humana. Na esmagadora maioria das situações, estes fatores estão de tal forma interligados que torna-se quase impossível isolá-los. Uma mulher que não obtenha o orgasmo no decurso de uma relação sexual, pode, no entanto, sentir-se bem do ponto de vista sexual. O problema pode surgir quando o seu parceiro pensa que algo está errado entre eles ou que a sua parceira tem algum problema do foro sexual.

Essa ansiedade pode influenciar, também, o seu desempenho sexual, para além do da companheira, podendo estar na gênese de um real problema sexual/relacional. Esta forma de abordagem do orgasmo feminino com a consequente imperiosidade da sua existência, é algo que não encaixa no conhecimento atual que possuímos no que diz respeito às respostas sexuais feminina e masculina, sendo mais notórias estas questões, ao nível do orgasmo feminino e da ereção masculina.

Assim, fatores como fadiga, tensão, ansiedade, entre outros, podem interferir, de forma diferente, nas respostas sexuais de ambos os sexos, dificultando ou impedindo a obtenção do orgasmo e da ereção, ou ainda, implicando a perda súbita desta última. Torna-se, também importante, salientar a crescente necessidade de informar, por forma a que as idéias errôneas ligadas à sexualidade se reduzam, contribuindo-se para que os padrões que são veículados possam ter alguma variabilidade e adequabilidade em função de cada um dos sujeitos, sem que cada um deles pense que só pode responder sexualmente da forma x ou y. O conhecimento das idiossincrasias do próprio e do(a) companheiro(a), contribuirá para que consiga-se lidar de forma mais salutar com essas diferenças que, eventualmente, até podem ser estimulantes.

João Taborda é Psicólogo Clínico, Mestre em Sexologia e Prof. Universitário (Psic. Desenvolvimento; Psic. Ambiente e Coordenador de Estágios) e reside em Lisboa, Portugal.
fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br/

Clique no botão abaixo e adicione o Namoro na Boa aos seus favoritos:
Valeu galera bonita!!!

Tudo sobre o namoro: manual para garotas, sexualidade, traição, infidelidade, amor, romance, paixão, dicas, testes, pesquisas, sexualidade, verdades e mentiras, sexo, inveja, vídeos

10 comentários em “Orgasmo Feminino: para entender melhor”

  1. A cumplicidade entre os casais é funda mental, porem as mulheres oferecem um pouco de resistencia quando são virgens e muito religiosa, que foram privadas de certos assuntos sexuais, tomando como tabu no ambiente familiar em que vive, porém com o papo cabeça, o parceiro pode deixa-la confiante, relaxada e segura para isso e oferecer muito carinho, ser paciente e deixar fluir naturalmente os anseios do corpo da sua parceira, chegando assim a um comum extase e evoluindo até se possível um Squirting feminino, abraços a todos.

  2. E BOM TER ACESSIVEL MATERIAS COMO ESSA NO MUNDO VIRTUAL,POIS E UMA FORMA DE NOS CONHECER MELHOR.ESCLARECER ASSUNTOS QUE DE FATO PREOUCUPA TANTO O HOMEM TANTO A MULHER TRAZ SEGUNÇA AOS NOSSOS PASEIROS E CONHECIMENTO SOBRE OGASMO FEMENINO.

  3. Mutas mulheres dizem nunca terem sentido… será que é problema orgânico? não se conhecem? se auto-punem? criação? sei lá, felizmente eu me conheço.

    beijos.

  4. Orgasmo feminino, é?
    Você já leu aquela crônica do Luís Fernando veríssimo sobre esse tema?
    Se não leu, leia, vai morrer de rir.
    O prazer é muito importante para ambos, quanto mais entendermos sobre ele, mais proveito poderemos tirar…rs

    Beijos, Aurélio!

  5. Muito bom o post, esclarecedor. Felizmente não tenho problemas para entender o mecanismo, nem meu parceiro, mas algumas amigas reclamam de seus parceiros por desconhecerem totalmente o corpo da companheira.
    Parabéns
    Cris

  6. A ideia era essa mesmo, Taís. Muitos homens querem saber se suas companheiras chegaram lá, isso aumenta-lhes o prazer da doação e é importante para o casal. Porém, não é necessário à mulher ficar como uma louca descabelada só para mostrar a ele que chegou ao orgasmo, basta deixar fluir. E tem o caso das mulheres que não sentem o orgasmo, não o percebem e, nesse caso, para que fingir? Não seria melhor ser franca e, com a ajuda do companheiro, buscar soluções para esse problema?
    Tema muito complexo e que exige muito carinho na sua abordagem, além do conhecimento necessário para tal.
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.